domingo, 21 de novembro de 2010

Turquia: quarto dia, Konya.


Esse foi um dos dias de muuuuuuuito tempo no bus...
Só paramos em Konya para vistar o mausoléu de Mevlana, q "inventou" os sufis ou dervish.
O sufismo é o lado esotérico do Islã, perseguido em muito países fundamentalistas, na Turquia ele é tolerado e até fonte de renda. Mas cuidado: não vá numa verdadeira cerimonia dervish, pois são pelo menos 3 horas daqueles homens rodopiando sem q vc posso comer, beber ou ir ao banheiro. Existem algumas demostrações pra turista ver.
No fim do dia finalmente chegamos: CAPADÓCIA!!!





sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Turquia: terceiro dia, Éfeso e Pamukkale



Gente, vou acelerar pq se não essa fase turca não acaba nunca...
Das 3 cidades antigas q visitamos Éfeso é a mais bem conservada. Foi uma cidade importantíssima em vários momentos da história, até Cleópatra deu pinta por lá. Templos, teatro, biblioteca, mas o faz sucesso mesmo com os turistas é a latrina pública, o povo ia lá fazer social e ouvir música enquanto fazia suas necessidades fisiológicas.




Lá perto fica também a casa onde supostamente a Virgem Maria passou seus últimos dias. Vale frisar q Maria é uma figura muito cultuada tb pelos mulçumanos, o lugar vive cheio e de qq maneira é muito bonito e transmite uma paz.




O dia já ia acabando e eu tensa com a possibilidade de chegar de noite em Pamukkale (castelos de algodão em turco), mas o timing foi perfeito! A luz do fim do dia nas formações calcárias fez tudo ficar ainda mais lindo! Há alguns anos não se pode por mais q os pés nas piscinas naturais, o q foi ótimo pra preservar o local q só ao vivo dá pra ter q dimensão de quão deslumbrante é...







A região tem águas termais e nosso hotel (the Palm) tinha um spa ótimo, depois do jantar, com vinho turco, tivemos nosso momento Esther Williams nas águas sulfurosas.




sábado, 13 de novembro de 2010

Turquia: segundo dia, Pérgamo



Dia seguinte, linda viagem a beira do Egeu até Pérgamo, cidade grega (pra ser grego não precisa ficar na Grécia, viu?) q tinha uma biblioteca q só perdia para a de Alexandria. Sim, foi em Pérgamo q inventaram o pergaminho! Bem mais conservada q Tróia, com um enorme teatro.
Na saída as romãs pareciam apetitosas, mas todos q tomaram o suco ficaram embrulhados!

Depois do almoço seguimos para Izmir com pausa para uma cerveja, bem legal a cidade, queria ter ficado mais!

Antes do fim do dia, passamos para ver o q sobrou do Templo de Artemis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Well, o ser humano não mudou muito, só sobrou 1 coluna pois ele foi "canibalizado" para outras construções...

O hotel Surmeli em Kusadasi nessa noite era na beira da praia, com uma vista deslumbrante!
E bebemos mais vinho...