quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A neura do Reveillon

Querido passageiro, não se sinta o último dos mortais pq vc não garantiu um lugar pra congelar no Times Square ou passar a virada numa casa de tango!
A festa mais superstimada do ano leva as pessoas quase à loucura, pra mim é até bom, pq vendo pacotes por 4 x o preço normal. Hoje ainda tinha gente querendo embarcar pra Buenos Aires, gente q mora no RIO, q tem à disposição a maior festa de todas!!! Então, não se sinta um loser, poe sua roupinha branca, as havaianas e vai agradecer à Yemanjá por morar aqui.
FELIZ 2011!!!!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Capadócia!!

Gente a Capadócia é única, as igrejas e casas escavadas nas pedras, as cidades subterrâneas, as formações geológicas, tudo!!
Se vc tem pouco tempo pra Turquia, não há dúvida: Istambul e Capadócia.
Não vou me alongar pois quero sair do assunto Turquia, Istambul vou postar aos poucos.
Beijo e feliz 2011!!



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Passeio: Balão na Capadócia


Gente!! Eu tenho medo de altura, mas eu decidi antes de ir q ia andar de balão e foi INDESCRITÍVEL!!!! Literalmente o ponto alto do viagem!!! Custa EUR 150 (160 se jogar no cartão) e vale cada centavo!!
Levei até pra análise, foi a coisa mais perto de um sonho ao vivo! Vc acorda 5 da manhã, um frio do cão, um lugar meio mais ou menos com balões sendo enchidos, são umas 20 pessoas por cesta e, de repente, vc tá flutuando e o Sol nascendo e o céu cheio de balões com a paisagem única da Capadócia. Todo mundo ficou sem bateria na camera no meio do caminho!!!
Termina com um brinde com espumante (barato)!!!



domingo, 21 de novembro de 2010

Turquia: quarto dia, Konya.


Esse foi um dos dias de muuuuuuuito tempo no bus...
Só paramos em Konya para vistar o mausoléu de Mevlana, q "inventou" os sufis ou dervish.
O sufismo é o lado esotérico do Islã, perseguido em muito países fundamentalistas, na Turquia ele é tolerado e até fonte de renda. Mas cuidado: não vá numa verdadeira cerimonia dervish, pois são pelo menos 3 horas daqueles homens rodopiando sem q vc posso comer, beber ou ir ao banheiro. Existem algumas demostrações pra turista ver.
No fim do dia finalmente chegamos: CAPADÓCIA!!!





sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Turquia: terceiro dia, Éfeso e Pamukkale



Gente, vou acelerar pq se não essa fase turca não acaba nunca...
Das 3 cidades antigas q visitamos Éfeso é a mais bem conservada. Foi uma cidade importantíssima em vários momentos da história, até Cleópatra deu pinta por lá. Templos, teatro, biblioteca, mas o faz sucesso mesmo com os turistas é a latrina pública, o povo ia lá fazer social e ouvir música enquanto fazia suas necessidades fisiológicas.




Lá perto fica também a casa onde supostamente a Virgem Maria passou seus últimos dias. Vale frisar q Maria é uma figura muito cultuada tb pelos mulçumanos, o lugar vive cheio e de qq maneira é muito bonito e transmite uma paz.




O dia já ia acabando e eu tensa com a possibilidade de chegar de noite em Pamukkale (castelos de algodão em turco), mas o timing foi perfeito! A luz do fim do dia nas formações calcárias fez tudo ficar ainda mais lindo! Há alguns anos não se pode por mais q os pés nas piscinas naturais, o q foi ótimo pra preservar o local q só ao vivo dá pra ter q dimensão de quão deslumbrante é...







A região tem águas termais e nosso hotel (the Palm) tinha um spa ótimo, depois do jantar, com vinho turco, tivemos nosso momento Esther Williams nas águas sulfurosas.




sábado, 13 de novembro de 2010

Turquia: segundo dia, Pérgamo



Dia seguinte, linda viagem a beira do Egeu até Pérgamo, cidade grega (pra ser grego não precisa ficar na Grécia, viu?) q tinha uma biblioteca q só perdia para a de Alexandria. Sim, foi em Pérgamo q inventaram o pergaminho! Bem mais conservada q Tróia, com um enorme teatro.
Na saída as romãs pareciam apetitosas, mas todos q tomaram o suco ficaram embrulhados!

Depois do almoço seguimos para Izmir com pausa para uma cerveja, bem legal a cidade, queria ter ficado mais!

Antes do fim do dia, passamos para ver o q sobrou do Templo de Artemis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Well, o ser humano não mudou muito, só sobrou 1 coluna pois ele foi "canibalizado" para outras construções...

O hotel Surmeli em Kusadasi nessa noite era na beira da praia, com uma vista deslumbrante!
E bebemos mais vinho...

domingo, 31 de outubro de 2010

addendum: Kolin hotel Canakkale

Tomando, mais, vinho cazamigues lembrei q nosso primeiro hotel era INCRÍVEL!!
Os pessoal tudo correu pra se trocar e aproveitar o Spa e a piscina coberta de RHYCA!
O responsável pelo banho turco (uma sauna a vapor q inclui um "esfrega") inclusive ofereceu promoção de faço 4 pelo preço de 3!!!

Turquia, primeiro dia: TRÓIA


Bom, a viagem foi TÃO legal q abstraí o tempo gasto no ônibus. No primeiro dia saímos do lado europeu de Istambul e fomos pra Ásia! Pegamos um ferry (com o pior banheiro ever) de algum lugar a outro (sorry, não faço anotações) e seguimos até Tróia.
Well, não sobrou muito além de pedras... e o cavalo é uma replica estilizada, mas o guia era ótimo e pra quem gosta de história (como eu) é bem legal. O legal do roteiro é q as ruínas vão ficando cada vez mais bem preservadas, se Tróia fosse visitada depois de Éfeso, seria uma decepção.
Os hotéis do interior eram todos muito bons, alguns com spa, nessa noite dormimos no hotel Kolin em Canakkale. E bebemos vinho turco...

domingo, 17 de outubro de 2010

Turquia

Esse foi o roteiro q fiz pelo interior, num total de 6 noites e quase 3 mil km rodados, cansativo, mas valeu!
Fiquei 1 noite em Istambul na ida e 4 na volta.

 ISTAMBUL/ ÇANAKKALE
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã com destino à Tróia, antiga e famosa cidade de nove níveis. A fama da cidade deve-se à “Ilíada” de Homero e a Guerra de Tróia com o célebre cavalo de madeira.

ÇANAKKALE/ PÉRGAMO/ IZMIR/ KUSADASI
Café da manhã no hotel e saída com destino à antiga cidade de Pérgamo, um dos mais importantes centros culturais e comerciais do passado. Visita à Acrópolis, às ruínas do Templo de Atenea, ao Grande Teatro e ao Templo de Trajano. Continuação a Izmir, com visita panorâmica da cidade. Prosseguimento para Kusadasi, jantar e acomodação.

KUSADASI/ ÉFESO/ PAMUKKALE
Café da manhã no hotel. Saída com destino a Éfeso, cidade antiga e melhor conservada da Ásia Menor, visitando Templo de Adriano, Banhos Romanos, Biblioteca, Odeon, Teatro de Éfeso, assim como a casa onde viveu a Virgem Maria em seus últimos anos. Prosseguimento para Pamukkale visitando a antiga Hierápolis e o Castelo de Algodão, maravilha natural com suas cascatas brancas, estalactites e piscinas naturais formadas ao longo dos séculos pelo deslizamento das águas carregadas de calcário procedente das fontes termais. Jantar e acomodação.

PAMUKKALE/ KONYA/ CAPADÓCIA
Café da manhã no hotel. Saída com destino a Konya, com visita ao Mosteiro dos Derviches, fundado por Mevlana. Prosseguimento da viagem para a Capadócia. Chegada, jantar e acomodação.

CAPADÓCIA
Café da manhã no hotel. Dia inteiro de visita a esta região única no mundo com formações vulcânicas. Visita ao Vale de Goreme, complexo de igrejas escavadas na rocha com belíssimos afrescos, os povoados trogloditas de Pasabag em Zelve, à fortaleza natural de Uçhisar, Ortahisar; Urgup, o pequeno povoado de Avanos e à cidade subterrânea – essas cidades foram construídas como refúgios pelos cristãos da época e compõem de vários pisos abaixo da terra, ventilados por chaminés. Finalizaremos o dia com visita a um ateliê de tapetes artesanais. Retorno ao hotel, jantar e acomodação.

CAPADÓCIA/ ANKARA
Café da manhã no hotel. Saída para Ankara, capital da Turquia, passando pelo Lago Salgado e um caravanserai selêucida do séc. XIII. À tarde, visita ao Museu das Antigas Civilizações de Anatólia e o Mausoléu de Ataturk, fundador da Turquia moderna. Jantar e acomodação.

ANKARA/ ISTAMBUL
Café da manhã no hotel. Saída com destino a Istambul. Chegada e acomodação.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Turquia




Acabo de voltar de um circuito de 12 dias
MARAVILHOSO!!!
Vou postar sobre cada dia
o passeio de balão é imperdível !!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Full day: Encuentro Maya, Yucatan, México


Olha eu APAVORADA antes de fazer rapel!!

O passeio "Encuentro Maya" é dividido em 2 partes: pela manhã o momento "radical", com rapel e mergulho em cenote, zip line (tirolesa) e caiaque, nada q exija muito de quem está fora de forma. O momento "arqueológico" fica pra depois de um almoço numa comunidade Maia, comida caseira simples, se vc é fresco não vai comer, eu adorei. Coba tem a maior pirâmide da região com 42 metros, meio feiosa, e foi uma importante cidade no apogeu dos Maias, eu não tive saco de subir tudo pois tava um calor do cão, mas quem subiu disse q a vista vale a pena. Gostei muito do passeio e termina com uma rodada de tequila!

preço: usd 120 com almoço

saídas: diárias a partir dos hotéis de Cancun ou Playa del Carmen.

sábado, 14 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

Um brinde! Na Ribeira do Porto, Portugal


Tomando um fino (chopp) ou um porto e tônica.
Sentar sem pressa e apreciar o vai e vem de pessoas e barcos pelo Douro, além da vista para Vila Nova de Gaia

receita:
240 ml de vinho do porto branco
4 latas de água tônica
muito gelo
rodelas de limão

SAÚDE!!!



domingo, 1 de agosto de 2010

livro: A arte de viajar.


de Alain de Botton

muito muito bom!

já to lendo outro título do mesmo autor

* quem souber o telefone dele, pode me dar


sábado, 24 de julho de 2010

Viena: Schönbrunn




Mais conhecido como o "Palácio da Sissi", tão ou mais deslumbrante q Versailles, apesar de sua história remontar à idade média, foi a linda e independente Emperatriz Sissi q o tornou famoso. Muito invejada e com idéias avançadas para seu tempo, Sissi era muito "falada" no Império Austro-húngaro.
Eu fui no outono e as folhas secas davam um toque a mais, mas deve ser lindo em qq época do ano.






terça-feira, 6 de julho de 2010

Quadros que amo: The Lady of Shalott e Ophelia




De John William Waterhouse, 1888 e John Everett Millais, 1852.

Dois clássicos pré-rafaelitas (talvez os mais conhecidos), amo, amo, amo!!

Só eles já valem a visita à Tate Britain e mais: ficam na mesma parede!

E é bom lembrar: o acervo fixo dos museus britânicos tem entrada grátis!



sábado, 26 de junho de 2010

Pechincha: aluguel de casas em Orlando


Vc decide ir pra disney com seu namorado, aí seu irmão se anima, mas tem q levar a sogra pra ajudar com as criança tudo, e quando vc vê o grupo tem 10 pessoas...

Pois seus problemas acabaram: alugue uma casa!

Um exemplo: uma casa de 5 quartos, com piscina privativa (aquecimento pago a parte), cozinha completa, ar central, som e DVD custa por dia, por pessoa, inacreditáveis USD 18 na baixa temporada!! Sem ninguém tendo q dormir na sala!

São aquelas casinhas de filme americano (stephen king!), sem muros e iguaizinhas, com sofá e cortinas estampadas. Em geral ficam na região de Kissimmee.

Minha dica: não alugar um carro só pros pessoal tudo, é briga na certa...

* faxineira (bem) paga a parte!

jussara@soultraveler.com.br

terça-feira, 22 de junho de 2010

Compras: óculos INFINIT


Na busca pelas armações de óculos "absurda", que aparentemente ninguém sabia do q se tratava, eu e Guss no deparamos com a loja da INFINIT em Palermo Soho (onde mais?).

Não tem jeito, óculos de Nerd vai voltar e a marca tem uns óteemos, além de modelos mais caretas, esse da foto tá na minha lista!

Além de 2 lojas próprias, a marca também é encontrada nas melhores óticas do ramo...

Os de sol não dei muita bola, prefiro seguir com meu D&G.^


Infitit Palermo: Honduras y Thames


Infinit Mexico DF: Atlixco 100 local D, Col. Condesa


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Machu Picchu: com que trem eu vou?


Para descer de Cuzco à Aguas Calientes (sim, se desce, mas isso explico outra hora) existem 3 opções de trem: o Backpacker, o Vistadome e o Hiran Bingham. Uma coisa deve ficar clara: são todos trens turísticos, nenhum tem galinha e porco viajando junto. Em termos de preço, o Vistadome é uns USD 70 a mais q o Backpacker e o Hiram Bingham pelo menos uns USD 500.
Na prática todos vão fazer a viagem no mesmo tempo: umas 3:30hrs.
O Backpacker é um trem padrão como qq trem europeu dos mais antigos, o serviço de bordo é pago a parte (comi um sanduiche delicioso). O Vistadome tem poltronas um pouco mais confortáveis e janelas panorâmicas, o serviço de bordo está incluído. O Hiram é operado pela Orient Express (tem até estação separada) então é isso: vc num filme de Agatha Christie nos Andes, um tanto bizarro, mas turistas da terceira idade americanos adoram.
Como eu estava muito dura qd fui, optei pelo Backpacker, mas acho q vale a pena ir de Vistadome.

O primeiro passaporte a gente nunca esquece...


Olha q Phopha eu prestes a embarcar pra Disney (lândia)!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

aprovado: MOON PALACE, Cancun, MX



Fui em janeiro, com mammy, convidada a conhecer os Palace Resorts em Cancun, nossa terceira vez na região. Propositadamente escolhi o Moon, o maior (mais de mil quartos) e mais isolado dos 4 Palace de Cancun. E não me arrependi, o hotel é voltado para publico de timesharing, sobretudo americanos e canadenses. É um hotel caro e de luxo, mas não espere sofisticação, os hospedes sao em sua maioria capiriras americanos, todos muito simpáticos e bebedores de cerveja.
O serviço do hotel é perfeito, vc não fica nunca sem atenção ou de copo vazio, ahhh o all inclusive.... e os garçons não te tratam mal se vc não der gorjeta
Os quartos são grandes, todos com uma hidro do tamanho de um fusca no meio do quarto, como estava com minha mãe, ela serviu para guardar roupa suja/molhada
O hotel tem transporte em horários fixos para as outras unidades Palace na Zona hoteleira, mas eu só queria voltar pro Moon e tomar um drink...
Ah! A praia em frente não é daquele azul de doer, mas é bem bonita e MUITO deserta, todo por do sol tem casamento na praia!
A soultraveler tem um ´ótimo acordo com a rede Palace!

http://www.palaceresorts.com/